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Auto-avaliação

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Auto-avaliação

A Auto-Avaliação, sendo um imperativo legal e uma necessidade interna do Instituto, é um processo de auto-análise e auto-conhecimento que se rege por um conjunto de normas, mecanismos e procedimentos promovidos pelas próprias Instituições de Ensino Superior para avaliarem a qualidade do seu desempenho.

O processo de auto-avaliação institucional do ISPWM serve para o aperfeiçoamento dos processos internos de gestão dos projectos pedagógicos de cursos, dos serviços prestados e fundamental para o diagnóstico, reflexão e aprimoramento contínuo das actividades académicas e administrativas.

O Processo de Auto-Avaliação

Metodologia e etapas do processo avaliativo

A auto-avaliação institucional do Instituto Walinga é um processo contínuo, participativo e transparente, que busca diagnosticar a realidade da instituição, identificar potencialidades e fragilidades, e propor acções de melhoria. O processo é conduzido pela Comissão de Avaliação Institucional e envolve toda a comunidade académica.

Objectivos da Auto-Avaliação

  • Produzir conhecimento sobre a realidade da instituição
  • Identificar as potencialidades e fragilidades
  • Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os atores institucionais
  • Subsidiar o planeamento e desenvolvimento institucional
  • Prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos

Metodologia

A metodologia de auto-avaliação baseia-se em uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando diferentes instrumentos de coleta de dados, como:

  • Questionários online aplicados a estudantes, docentes e técnicos administrativos
  • Entrevistas com gestores e representantes da comunidade
  • Análise documental
  • Grupos focais
  • Observação directa

Etapas do Processo

1

Acções Prévias

Esta etapa compreende a realização de actividades e/ou processos tendentes a proporcionar as condições necessárias para o início do Processo de Auto-Avaliação.

2

Etapa de Preparação

Esta etapa compreende as acções que antecedem a implementação do Processo de Auto-Avaliação.

3

Etapa de Implementação

Esta etapa compreende as acções de elaboração e aplicação dos instrumentos de recolha, análise e tratamento dos dados.

4

Etapa de Síntese

Esta etapa compreende a realização de um balanço crítico do Processo de Auto-Avaliação e dos seus resultados.

Dimensões Avaliadas

O processo de auto-avaliação abrange:

  1. Missão, Visão e Plano de Desenvolvimento Institucional
  2. Política para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
  3. Responsabilidade Social
  4. Comunicação com a Sociedade
  5. Políticas de Pessoal
  6. Organização e Gestão
  7. Infraestrutura Física
  8. Planejamento e Avaliação
  9. Políticas de Atendimento aos Estudantes
  10. Sustentabilidade Financeira

Ciclo Avaliativo Actual

Acções Prévias
Actual
Etapa de Preparação
Pendente
Etapa de Implementação
Pendente
Etapa de Síntese
Pendente

Comissão de Auto-Avaliação (CAA)

Estrutura, composição e atividades da CAA

A Comissão de Auto-Avaliação (CAA) do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico é responsável por conduzir os processos de auto-avaliação institucional, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade académica e da sociedade civil organizada.

Atribuições da CAA

A Comissão de Auto-Avaliação (CAA) cabe o seguinte:

  • Proceder ao estudo do conteúdo do Guião e do Manual de Auto-Avaliação das IES e adequá-lo à realidade às especificidades e ao contexto em que se encontra inserida a IES
  • Mobilizar a comunidade académica convista a sua participação no processo de auto-avaliação
  • Elaborar o Projecto de Auto-Avaliação, assim como a metodologia de recolha de dados e formações e submete-lás a discussão e aprovação da comunidade académica
  • Elaborar e executar o cronograma de implementação do processo de auto-avaliação
  • Propor a participação de entidades externas à IES
  • Elaborar os relatórios de auto-avaliação
  • Submeter a discussão e aprovação da comunidade académica os resultados do processo de auto-avaliação

Composição da CAA

A CAA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade académica:

SegmentoRepresentantes
Coordenação GeralIlídio Sérgio Massua, MsC (Coordenador CAA)
MembrosAntónio Ferreira - Gestor
Bendito Muhusso, MsC - Investigador
Teófilo Hichica Geremias - Docente
Eurico Chicundico - Docente
Yussel Del Pillar - Professora Auxiliar
Hernan Miji - Professor
Manuel Tomás João - Estudante
Wilson Muiomba - Técnico Administrativo

Funcionamento da CAA

A CAA reúne-se ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário. As reuniões são abertas à comunidade académica e todas as atas são disponibilizadas no site institucional.

Contato com a CAA

Para entrar em contacto com a CAA, envie um e-mail para caa@walinga.ao ou visite a sala da CAA no bloco administrativo.

Eventos e Capacitações

A CAA realiza eventos e capacitações para sensibilizar a comunidade académica sobre a importância da auto-avaliação e para compartilhar os resultados e ações de melhoria.

Seminário de Avaliação Institucional

Evento anual que apresenta os resultados da auto-avaliação e discute os desafios e perspectivas da instituição.

Workshop de Indicadores de Qualidade

Capacitação para gestores e coordenadores sobre o uso de indicadores de qualidade na gestão académica.

Participe da Auto-Avaliação

A sua participação é fundamental para o sucesso do processo de auto-avaliação institucional. Contribua com suas percepções e sugestões para a melhoria contínua da instituição.

Planos de Ação

Ações implementadas a partir dos resultados da auto-avaliação

Os resultados da auto-avaliação orientam a elaboração de planos de ação para a melhoria contínua da instituição. Abaixo, apresentamos as principais ações implementadas ou em andamento.

Ações Implementadas (2022-2023)

Reformulação do Portal Acadêmico

Implementação de um novo portal acadêmico com mais funcionalidades e melhor usabilidade, atendendo à demanda dos estudantes por mais agilidade nos processos.

Ações Actual (2023-2024)

Ampliação e Modernização da Biblioteca

Ampliação do espaço físico da biblioteca, aquisição de novos títulos e implementação de sistema de empréstimo digital.

Actual - 70%

Metas para 2024-2025

Ampliar em 20% o número de projetos de extensão

Fortalecer a atuação da instituição na comunidade, promovendo o desenvolvimento social.

Resultados da Auto-Avaliação

Principais resultados dos ciclos avaliativos anteriores

Os resultados dos processos de auto-avaliação são fundamentais para o planeamento e desenvolvimento institucional. Abaixo, apresentamos os principais resultados do último ciclo avaliativo (2021-2022).

Pontos Fortes

Qualificação do Corpo Docente

90% dos docentes possuem mestrado ou doutorado, o que garante um ensino de qualidade.

Infraestrutura Tecnológica

Laboratórios bem equipados e acesso à internet de alta velocidade.

Biblioteca

Acervo amplo e atualizado, com acesso a bases de dados internacionais.

Relação com a Comunidade

Projetos de extensão com forte impacto social na comunidade local.

Aspectos a Melhorar

Comunicação Interna

Necessidade de melhorar os canais de comunicação entre os diversos setores da instituição.

Atendimento ao Aluno

Agilizar processos administrativos e melhorar o tempo de resposta às demandas dos estudantes.

Internacionalização

Ampliar parcerias internacionais e oportunidades de mobilidade para estudantes e docentes.

Pesquisa

Aumentar o número de projetos de pesquisa e publicações científicas.

Índices de Satisfação

88%
Satisfação dos Estudantes
92%
Satisfação dos Docentes
85%
Satisfação dos Técnicos

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